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Enfermagem IV: Enf. da Criança e Jovem (ed. 2011/12) - Enfermagem - Sem Ramos - Especialidades


4.5
ECTS / UC
Ano: 3 / 1º Semestre
Plano: 2011/12
Área Científica: ENF
Nível: Intermédio

Carga Horária Semestral

Ensino Teórico:
Ensino Teórico-Prático: 48.00
Ensino Prático e Laboratorial:
Trabalho de Campo:
Seminário:
Estágio:
Orientação tutorial:

 

Horas Dedicadas a Estágios:
Horas Dedicadas a Projectos:
Horas Dedicadas a Trabalhos no Terreno:
Horas Dedicadas a Estudo:
Horas Dedicadas a Avaliação:
Outras:

Cursos onde é leccionada a disciplina

Curso - Ramo Ano Plano
Enfermagem - Sem Ramos - Especialidades 2011/12

Corpo Docente

Ana Filomena de Matos Natividade Carvalho
Ana Filomena de Matos Natividade Carvalho


Responsabilidades:
Ensino teórico-prático
Ana Maria Costa Jardim de Azevedo
Ana Maria Costa Jardim de Azevedo


Responsabilidades:
Ensino teórico-prático
Isabel Maria Abreu Rodrigues Fragoeiro
Isabel Maria Abreu Rodrigues Fragoeiro


Responsabilidades:
Regência
Responsável pelas Pautas

Ficha da disciplina

Objectivos da disciplina

1 Identificar os factores que interferem no desenvolvimento pré-natal.

2 Conhecer as etapas do desenvolvimento do recém-nascido, da criança e do jovem.

3 Identificar as necessidades do recém-nascido, da criança e do jovem.

4 Compreender a resposta adaptativa da criança e jovem e ao processo de saúde/doença.

5 Compreender o papel dos pais ou substitutos no suporte à criança e adolescente.

6 Desenvolver competências cognitivas, técnicas e relacionais para a intervenção de enfermagem no recém-nascido, criança e jovem.

Critérios de avaliação

Tipo de Classificacao: Quantitativa (0-20)
Modelo de Avaliação: B
Metodologia de Avaliação: Duas frequências para avaliar os conhecimentos adquiridos individualmente pelo aluno (conteúdos e organização das ideias) que pode ser recuperada na época de recurso ou na época especial (50% da classificação da Unidade Curricular); um trabalho de grupo com apresentação oral para avaliar as competências onde estejam patentes a aplicação dos conhecimentos, a sua organização, a comunicação e a participação do grupo (50% da classificação da unidade curricular). Este trabalho é recuperável em época de recurso ou em época especial.

Programa resumido (ver programa detalhado)

Bibliografia Principal

Brazelton T. B. (1992). O crescimento da vinculação antes e depois do nascimento.. Terramar.
Amaral João M. Videira (2002). Tratado de clínica pediátrica.. Presença.
Brazelton T.B. (1992). O crescimento da vinculação antes e depois do nascimento. Terramar..
Brazelton T. B. (2002). O grande livro da criança.. Presença.
Direcção-Geral de Saúde. (2011). Norma programa nacional de vacinação 2012.. Direcção-Geral de Saúde..
Direcção-Geral da Saúde. (2004). Saúde infantil e juvenil, programa-tipo de actuação, circular normativa.. Direcção-Geral da Saúde.
Ball J. Bindler Ruth (1999). Pediatric nursing.. Appleton & Lange.
Behrman Richard, Kliegman Robert (1997). Tratado de pediatria.. Guanabara Koogan.
Bowden Viky R. Greenberg Cindy Smith (2005). Procedimentos de enfermagem pediátrica.. Guanabra Koogan.
Bowden Vicky R. (1998). Children and their families.. Saunders Company.
Elkin Martha Keene, Perry Anne Griffin, Potter Patricia A. (1998). Intervenções de enfermagem e procedimentos clínicos.. Lusociência.
Whaley Lucile, Wong Dona (1999). Enfermagem pediátrica.. Guanabara.
Lissauer Tom (2003). Manual ilustrado de pediatria.. Guanabara Koogan.

Outras Fontes Bibliográficas / Documentos de Apoio

Atendimento

Preferencialmente às quintas feiras das 10h30m às 12h30m, combinando previamente com a regente/ docente da UC - Isabel Fragoeiro.

isabel.fragoeiro@staff.uma.pt; 291705370

Links associados

Observações