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Projecto de Desenvolvimento Pessoal III (ed. 2011/12) - Enfermagem - Sem Ramos - Especialidades


6.0
ECTS / UC
Ano: 3 / 1º Semestre
Plano: 2011/12
Área Científica: ENF
Nível: Intermédio

Carga Horária Semestral

Ensino Teórico:
Ensino Teórico-Prático:
Ensino Prático e Laboratorial:
Trabalho de Campo:
Seminário:
Estágio:
Orientação tutorial:

 

Horas Dedicadas a Estágios:
Horas Dedicadas a Projectos:
Horas Dedicadas a Trabalhos no Terreno:
Horas Dedicadas a Estudo:
Horas Dedicadas a Avaliação:
Outras: 115.00

Cursos onde é leccionada a disciplina

Curso - Ramo Ano Plano
Enfermagem - Sem Ramos - Especialidades 2011/12

Corpo Docente

Ana Maria Costa Jardim de Azevedo
Ana Maria Costa Jardim de Azevedo


Responsabilidades:
Outra
Helga Vanessa Coelho Gomes da Silva
Helga Vanessa Coelho Gomes da Silva


Responsabilidades:
Outra
Isabel Maria dos Santos Carvalho Gomes da Silva
Isabel Maria dos Santos Carvalho Gomes da Silva


Responsabilidades:
Outra
Maria Clementina Freitas Nobrega Morna
Maria Clementina Freitas Nobrega Morna


Responsabilidades:
Outra
Mário Alberto Lages Fortes da Silva Santos
Mário Alberto Lages Fortes da Silva Santos


Responsabilidades:
Outra
Otília Maria da Silva Freitas
Otília Maria da Silva Freitas


Responsabilidades:
Regência
Responsável pelas Pautas
Outra

Ficha da disciplina

Objectivos da disciplina

O1 Identificar factores que interferem com a saúde do adulto e geronte, mulher, criança e jovem.

O2 Identificar diferentes recursos de saúde existentes na comunidade.

O3 Compreender as respostas humanas aos problemas de saúde.

Critérios de avaliação

Tipo de Classificacao: Quantitativa (0-20)
Modelo de Avaliação: C
Metodologia de Avaliação: A metodologia adoptada tem subjacente as capacidades individuais e do grupo do ponto de vista cognitivo mas também organizativo e relacional. Tendo subjacente o decurso do trabalho de projecto conduzido pelo próprio (com orientação) em contexto real. Permite que relate as experiências realizadas e, simultaneamente, reflicta sobre as mesmas e sobre si próprio, enquanto interveniente do processo de aprendizagem mas também como pessoa e elemento de um grupo de trabalho. O aluno relaciona conhecimentos e demontra capacidade de análise.

Programa resumido (ver programa detalhado)

Bibliografia Principal

Castro, L.; Ricardo, C. (1998). Gerir o trabalho de projecto. Texto Editora.
N. L. Antunes (2009). Mal Entendidos. Verso de Kapa.
J. S. Cook, K.L. Fontaine (1990). Enfermeria Psiquiátrica. McGraw Hill- Interamericana.
C. A. Rigol, A.M. Ugalde (1991). Enfermeria de Salud Mental e Psiquiatrica. Salvat Editores.
J. Ball, R. Bindler (1999). Pediatric Nursing. Appleton & Lange.
R. E. Behrman, R. Kliegman, A. Arvin (1997). Nelson, Tratado de Pediatria. Guanabara Koogan.
I. M. Bobak et al (1999). Enfermagem na Maternidade. Lusociência.
A. C. Garcia et al (1999). A Saúde da Mulher. Direcção Geral de Saúde.
M. G. Guedes et al (2007). Bolonha. Ensino e Aprendizagem por Projecto. Centro Atlântico.
K. Neeb (2000). Fundamentos de Enfermagem de Saúde Mental. Edição Lusodidacta.
C. Sequeira (2010). Cuidar de Idosos com Dependência Física e Mental. Lidel.
A. S. Silva, J.M. Pinto (1997). Metodologia das ciências sociais. Edições Afrontamento.
A. Squire (2005). Saúde e bem estar para Pessoas Idosas. Lusodidacta.
G. W. Stuart et al. (2001). Enfermagem Psiquiátrica - princípios e prática. ArtMed Editora.
C. M. Taylor (1992). Fundamentos de Enfermagem Psiquiátrica. Artes Médicas.
M. C. Townsend (2002). Enfermagem Psiquiátrica: conceitos de cuidados. Guanabara Koogan.
L. Whaley, D. Wong (1999). Enfermagem Pediátrica. Guanabara.

Outras Fontes Bibliográficas / Documentos de Apoio

Atendimento

Links associados

Observações