Menu

Oficina de Texto - Estudos de Cultura - Sem Ramos - Especialidades


6.0
ECTS / Credit Units
Year: 2 / 1º Semestre
Plan: 2017/18
Scientific Area: LIG
Level: Licenciatura

Semestral Hour Load

Theorical: 32.00
Theorical-Pratical: 32.00
Pratical and Laboratorial:
Fieldwork:
Seminar:
Internship:
Tutorial:

 

Assigned Internship Hours:
Assigned Projects Hours:
Assigned Fieldwork Hours:
Assigned Study Hours:
Assigned Evaluation Hours:
Others:

Degree having this Course

Degree - Branch Degree Plan Year
Estudos de Cultura - Sem Ramos - Especialidades 2017/18
Estudos de Cultura (regime pós-laboral) - Sem Ramos - Especialidades 2017/18

Teaching Staff

Maria Helena Dias Rebelo
Maria Helena Dias Rebelo


Responsibilities:
Regência
Responsável pelas Pautas
Ensino teórico
Ensino teórico-prático

Course Information

Course Objectivs

1 - Problematizar a noção de "texto".

2 - Classificar devidamente diferentes textos.

3 - Reconhecer as partes constitutivas de vários tipos de texto.

4 - Analisar diversos tipos de texto, a nível lexical, morfológico, sintáctico, proposicional e pragmático.

5 - Treinar o exercício analítico, o de comentário e o espírito de síntese.

6 - Intensificar o contacto com instrumentos de trabalho e vários materiais de apoio à criação de textos.

7 - Desenvolver a auto-observação, a auto/hétero-correcção e um espírito crítico.

8 - Exercitar a produção de textos em língua materna, de registo apropriado e escritos em português escorreito.

Evaluation Criteria

A classificação final da avaliação resultará da média dos valores obtidos nos seguintes elementos:

a) Trabalho individual - 200 pontos (50%) e

b) Frequência - 200 pontos (50 %).

Program Resume (get program detail)

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1- O que é um texto?

1.1 - Problematização da noção

1.1.1 - Definições possíveis: da coesão à coerência

1.1.2 - Fronteiras entre texto, documento e enunciado

1.2 - Classificações gerais

1.2.1 - Textos orais, textos escritos e a questão do suporte textual

1.2.2 - Textos literários e textos não literários

1.2.3 - Modelos textuais

1.2.4 - Textos "desviados": plágio, pastiche e paródia.

 

2 - Ler, reler, reflectir e escrever

2.1 - Estrutura do texto

2.2 - Identificação da intenção: o desejo do emissor

2.3 - A progressão temática

2.4 - Técnicas textuais

2.4.1 - Analisar não é comentar

2.4.2 - Reter o mais importante: Como tirar apontamentos?

2.4.3 - Sintetizar: porquê e para quê?

2.4.4 - Parafrasear e citar

 

3 - Escrever e reescrever: organizar e produzir um texto

3.1 - Finalidade do texto: a intervenção social

3.2 - Planificação da escrita: articulando as partes essenciais

3.3 - Redacção: a língua como matéria-prima

3.3.1 - A produção em três fases: antes, durante e depois

3.3.2 - Ideia original e/ou relacionar dados?

3.3.3 - Satisfação e correcção

Main Bibliography

As indicações bibliográficas serão completadas no decorrer das aulas.

 

A - Leitura activa:

a)      Selecção de textos: literários, jornalísticos, publicitários, etc.;

b)      ARAGÃO, António - Um Buraco na Boca, Lisboa, Vala Comum, 1971 [1ª ed.], 1993 [2ª ed].

Other Biographical Sources / Support Documents

B - Leitura passiva

BENVENISTE, Émile, Problèmes de Linguistique générale, 1 e 2, Paris, Gallimard, 1966, 1974.

BRONCKART, Jean-Paul, Activité langagière, textes et discours. Pour un interactionnisme socio-discursif, Paris, Delachaux et Niestlé, 1997 (trad. port. de Anna Rachel Machado, Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sócio-discursivo, São Paulo, EDUC ? Editora da PUC-SP, 1999).

CHARTIER, Roger, A Ordem dos Livros, Lisboa, Vega, 1997.

CONTENTE, Madalena, A Leitura e a Escrita. Estratégias de Ensino para todas as Disciplinas, Lisboa, Editorial Presença, 1995.

COUTINHO, Maria Antónia, Texto(s) e competência textual, Lisboa, FCG-FCT, 2003.

Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, Lisboa, Academia das Ciências de Lisboa, Verbo, 2001.

DUCROT, Oswald e TODOROV, Tzvetan, Dicionário das Ciências da Linguagem, 7a ed., Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1991.

FIGUEIREDO, Olívia Maria e Eunice Barbieri de FIGUEIREDO, Prontuário Actual da Língua Portuguesa ? Guia Alfabético, Porto, Edições ASA, 2005.

FONSECA, Fernanda Irene (org.), Pedagogia da Escrita. Perspectivas, Porto, Porto Editora, 1994.

FONSECA, Joaquim, Estudos de Sintaxe-Semântica e Pragmática do Português, Porto, Porto Editora, 1993.

HAVELOCK, Eric A, A Musa Aprende a Escrever, Lisboa, Gradiva, 1996.

LAPA, M. Rodrigues, Estilística da Língua Portuguesa, Coimbra, Coimbra Editora, 1984.

MAINGUENEAU, Dominique, Éléments de Linguistique pour le Texte littéraire, Paris, Dunod, 1993.

MAINGUENEAU, Dominique, Analyser les Textes de Communication, Paris, Dunod, 1998 (trad. port. de Cecília P. de Souza e Silva e Décio Rocha, Análise de textos de comunicação, São Paulo, Cortez Editora, 2001).

MARCUSCHI, Luiz António, ?Gêneros textuais: definição e funcionalidade?, in DIONÍSIO, A. P., A.R. MACHADO & Mª A. BEZERRA (eds.), Géneros textuais e ensino, Rio de Janeiro, Editora Lucerna, 2003, pp. 19-36.

MIRANDA, Florencia, ?Cartas de reclamação e respostas institucionais na imprensa: acerca do género e dos mecanismos de responsabilização enunciativa?, in Caleidoscópio 2 (2), 2004, pp. 17-24.

REI, José Esteves, Curso de Redacção I e II, Porto, Porto Editora, 2003.

REI, José Esteves, A Comunicação Estratégica, Gaia e Porto, DICO, 2002.

REI, José Esteves, A Escrita e seu Aperfeiçoamento na Universidade, Porto, Universidade Fernando Pessoa, 1994.

SANTOS, Joana Vieira, Linguagem e Comunicação, Coimbra, CELGA/Almedina, 2011.

SILVA, Paulo Nunes da Silva, Tipologias Textuais ? Como Classificar Textos e Sequências, Coimbra, CELGA/Almedina, 2012.

VANOYE, Francis, Usos da Linguagem. Problemas e Técnicas na Produção Oral e Escrita, 7a ed. Brasileira, São Paulo, Martins Fontes, 1987.

VILELA, Mário, "Dicionário e ensino da língua materna: léxico e texto", in Metáforas do Nosso Tempo, Coimbra, Almedina, 2002, pp. 337-348.

Student Support

Com marcação prévia: terça-feira das 16h00 às 18h00, no Gabinete 1.97.

Associated Links

Comments

Com marcação prévia: terça-feira das 16h00 às 18h00, no Gabinete 1.97.

Forum

Connect to Forum Oficina de TextoLink Externo